Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 4 581 - SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Disciplina 11325 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (OPTATIVA)
Carga Horária Total 34 h


Ementa

História e as especificidades da Língua Brasileira de Sinais, considerando-a como um instrumento de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva aos bens sociais e culturais. Possibilita a apropriação pelo futuro professor de rudimentos do uso de Libras na comunicação com pessoas com deficiência auditiva. Discute a produção do conhecimento em Educação.



Objetivos da Disciplina

- Analisar a história e especificidades da Língua Brasileira de Sinais.

- Criar condições de acesso à Língua Brasileira de Sinais de maneira que se promovam ao futuro professor conhecimentos básicos como forma de facilitar a educação inclusiva.

- Discutir a produção do conhecimento em Educação.



Conteúdo Programático
1)

Unidade I:  História e as especificidades da Lingua Brasileira de Sinais

O que é surdez?

2)

Unidade I: História e as especificidades da Lingua Brasileira de Sinais

História da Educação do Surdo.

3)

Unidade I: História e as especificidades da Lingua Brasileira de Sinais

 

 

Abordagens à Educação dos Surdo.

4)

Unidade I:História e as especificidades da Lingua Brasileira de Sinais

Legislação

5)

Unidade II: Parâmetros da Língua de Sinais

6)

Unidade III: Sistema de Transcrição da LIBRAS

7)

Unidade IV: Libras

Datilologia, Numerais

8)

Unidade IV: Libras

Formas de Cumprimentos

9)

Avaliação Institucional M1

10)

Unidade Iv: Libras

Identificação, Pessoas, Família

11)

Unidade IV: Libras

Pronomes Pessoais, Possessivos e Advérbio de Lugar

 

12)

Unidade IV: Libras

Verbos

13)

Unidade IV: Libras

Meios de Transportes e de Comunicação, objetos

14)

Unidade IV: Libras

Calendário e expressões com relação ao tempo

15)

UnidadeIV: Libras

Natureza e Lugares

 

16)

Unidade IV: Libras

Corpo Humano e vestuário

 

17)

Unidade IV: Libras

Animais

18)

Avaliação Institucional M2

19)

Unidade IV: Libras

Cores, alimentos

20)

Unidade IV: Libras

Regiões e Estados



Metodologia

São 20 aulas disponíveis no AVA para o cumprimento da disciplina. O desenvolvimento do conteúdo programático tem como princípio básico o acompanhamento por meio de leituras sistemáticas, e, envolve ainda, leituras opcionais correlatas de interesse dos discentes. Pelos canais de interação disponíveis no AVA tutor e aluno podem esclarecer dúvidas e discutir aspectos conceituais da disciplina.



Forma de Avaliação da Disciplina

O desempenho do aluno será expresso em notas decorrentes dos processos avaliativos a que foi submetido:

  • M1 – proveniente do resultado      das avaliações realizadas no 1º bimestre terá peso 1(um)
  • M2 – proveniente do resultado      das avaliações realizadas no 2º bimestre, entre elas uma avaliação      integrada, terá peso 2 (dois)

Composição da M2

 

M2 = (ND x 0,70) + (NI x 0,30), onde:

 

(ND) Nota da Disciplina – Avaliação do professor – 0 à 10 x 70% (utilizando os instrumentos de avaliação)  

(NI)  Nota da  avaliação integrada – 0 à 10 x 30% 

  • MS – Média proveniente da      média ponderada entre M1 e M2, conforme cálculo:

                        

MS = (M1 + 2 * M2) / 3

 

Nota superior ou igual a 5,0: considerar-se-á o aluno aprovado.

Nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0: o aluno realizará prova de recuperação.

Nota inferior a 3,0: considerar-se-á o aluno reprovado.



Regime de Oferecimento

EaD - semestral

 



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
CAPOVILLA, Fernando Cesar. e RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédio Ilustrado Trilíngue: Língua de Sinais Brasileira. 8ª. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - Imprensa Oficial do Estado, 2001. Físico Básica
QUADROS, R. M. de. e KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. . Porto Alegre: Artmed, 2009. Virtual Básica
GESSER, Audrei. Libras? Que Língua é essa?. . São Paulo: Parábola, 2010. Físico Básica
BRASIL, Inst. Nac.de Ed. dos Surdos. Direito da pessoa surda. . Brasília: Inst. Nac. de Ed. dos Surdos, 2009. Físico Complementar
HONORA, Márcia. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais. I. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009. Físico Complementar
FELIPE, T.A. A Língua Brasileira de Sinais. . Rio de Janeiro: WalPrint, 2007. Físico Complementar
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 5ª. Porto Alegra: Mediação, 2011. Físico Complementar
GOES, M. C. R. Liniguagem, Surdez e Educação. 1ª. São Paulo: Autores Associados, 2002. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso João André Tavares Fernandes
Data 25/04/2024