Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 4 581 - SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Disciplina 13189 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Carga Horária Total 68 h


Ementa

Conhecimento. Formas de conhecer. Conhecimento científico. Estrutura do pensamento científico. Pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Elementos do trabalho acadêmico. Diretrizes metodológicas aplicadas à pesquisa no âmbito científico. Leitura e interpretação de textos. Elaboração de resumos e resenhas. Fichamento de documentos para a construção de trabalhos acadêmicos. Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 



Objetivos da Disciplina

Geral:

Desenvolver atividades que permitam ao aluno identificar o processo científico de construção do conhecimento e de que forma esse processo pode ser aplicado no contexto de seu curso.

Específicos:

Iniciar o aluno de graduação no processo científico de construção do conhecimento, preparando-o para que possa desenvolver textos acadêmicos.

Fornecer a base para que o aluno possa desenvolver o conhecimento sobre os instrumentos, técnicas e métodos de realização de pesquisa científica.

Desenvolver o raciocínio crítico acerca dos tipos de pesquisa, de modo que o aluno possa realizar a ponte entre teoria e prática, aplicando cada tipo de pesquisa ao seu objeto de estudo.

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:

- entender o conceito de conhecimento

- identificar os tipos de conhecimento

- conhecer as características do conhecimento científico 

- conhecer o método científico para elaboração de textos e pesquisas

- identificar e elaborar problemas de pesquisa

- estabelecer metodologias de estudo, coleta, análise e interpretação dos dados 



Conteúdo Programático
1)

Apresentação do Plano de Ensino

Definições e conceitos de Metodologia Científica

Objetivo: Introduzir os conceitos iniciais da disciplina.

Desenvolvimento: O que é ciência? Introdução à metodologia científica. Importância do trabalho científico.

O papel da ciência na sociedade atual. 

2)

Definições e conceitos de Conhecimento

Objetivo: Apresentar diferentes conceitos de conhecimento, discutindo a noção de verdade científica.

Desenvolvimento: O que é Conhecimento: diferentes conceitos e definições. O conceito de "verdade" na visão científica.

A mudança de conceitos e definições em diferentes períodos históricos e de acordo com diferentes linhas de pensamento.

 

3)

Tipos de conhecimento

Objetivo: Apresentar e discutir as diferentes formas de construir o conhecimento.

Desenvolvimento: A construção do conhecimento como forma de explicar os fenômenos que nos cercam. As diferentes formas de conhecer desenvolvidas pelo ser humano ao longo da História. Conhecimento mitológico. Conhecimento empírico. Conhecimento artístico. Conhecimento filosófico. Conhecimento científico.

4)

Leis, teorias e métodos

Objetivo: Conhecer os conceitos e as diferenças entre lei, teoria e método científico.

Desenvolvimento: A estrutura das ciências. Conceituação e definições sobre leis, teorias, métodos, linhas ou correntes de pensamento e outras características específicas do conhecimenhto científico. Diferenciação em relação aos demais tipos de conhecimento.

5)

A pesquisa científica

Objetivo: Apresentar a pesquisa como forma típica de produção do conhecimento científico.

Desenvolvimento: O que é pesquisa? Diferentes tipos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. As características da pesquisa científica. O pensamento científico. O método científico.

 

6)

Tipos de pesquisa científica

Objetivo: Apresentar os tipos mais comuns de pesquisa científica

Desenvolvimento: Pesquisa pura e aplicada. Os tipos de pesquisa mais comuns na grande área de Ciências Sociais Aplicadas e, especificamente, na área de Negócios. Outros tipos de pesquisa. Tipos de pesquisa mais usados na graduação: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

7)

A pesquisa bibliográfica 1

Objetivo: Apresentar a pesquisa bibliográfica como principal forma típica de produção do conhecimento científico na graduação.

Desenvolvimento: O levantamento bibliográfico e sua importância para uma boa pesquisa. A credibilidade das fontes. Ética na pesquisa. Plágio e seus tipos: como evitá-lo? Técnicas de leitura para a pesquisa bibliográfica 1.

8)

A pesquisa bibliográfica 2

Objetivo: Apresentar as principais formas de desenvolvimento da pesquisa bibliográfica.

Desenvolvimento: Técnicas de leitura para a pesquisa bibliográfica 2. Fichamento e resumo. Resenha.

Importância da leitura e utilização das bibliotecas física e virtual.

9)

Avaliação 1

Obejtivo: realizar atividades de avaliação que permitam, tanto ao professor quanto ao aluno, a verificação dos objetivos alcançados e as correções necessárias.

Desenvolvimento: exercícios de avaliação escrita individual.

10)

Projeto de Pesquisa 1

Objetivo: Apresentar o projeto de pesquisa e discutir a importância do planejamento na pesquisa científica.

Desenvolvimento: O que é um projeto de pesquisa e quais as suas finalidades. Como desenvolver um projeto: pré-projeto e projeto final. Estrutura do pré-projeto e do projeto. Pesquisa bibliográfica para a elaboração do projeto. Elaboração de citações e referências de acordo com as Normas ABNT.

11)

Projeto de Pesquisa 2

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: Tema e delimitações (recorte). Pergunta de pesquisa (problematização do tema). 

12)

Projeto de Pesquisa 3

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: O que são hipóteses. Como elaborar hipóteses. Variáveis: tipos de variáveis e como tratá-las no projeto.

13)

Projeto de Pesquisa 4

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: Objetivos: geral e específicos. Justificativa de uma pesquisa. Fundamentação teórica.

14)

Projeto de Pesquisa 5

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: Metodologia. Escolha dos métodos e técnicas mais adequados ao tema e objetivo da pesquisa.

15)

Projeto de Pesquisa 6

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: Plano de coleta de dados. Estudos quantitativos e qualitativos. População e amostra. 

16)

Projeto de Pesquisa 7

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: Técnicas e instrumentos de coleta de dados numa pesquisa científica. Elaboração de instrumentos: questionário e escala, roteiro de entrevista, roteiro de observação.

17)

Projeto de Pesquisa 8

Objetivo: Conhecer e elaborar um projeto de pesquisa.

Desenvolvimento: Normas ABNT para trabalhos acadêmicos. Revisão dos textos produzidos até esta etapa e formatação final do projeto. 

18)

Prática de Pesquisa 1

Objetivo: Realizar pesquisa científica.

Desenvolvimento: Prática supervisionada de realização de uma versão piloto da pesquisa planejada, com aplicação dos instrumentos de coleta de dados.

19)

Prática de Pesquisa 2

Objetivo: Realizar pesquisa científica.

Desenvolvimento: Redação de relatório e apresentação oral dos dados coletados. Discussão.

20)

Avaliação 2

Obejtivo: realizar atividades de avaliação que permitam, tanto ao professor quanto ao aluno, a verificação dos objetivos alcançados na disciplina.

Desenvolvimento: exercícios de avaliação escrita individual.



Metodologia

1. Aula expositiva dialogada.

2. Pesquisa bibliográfica em meios eletrônicos.

3. Leitura e análise de artigos científicos (estudo dirigido).

4. Prática de pesquisa.

5. Exercícios de redação científica.



Forma de Avaliação da Disciplina

O desempenho do aluno será expresso em notas decorrentes dos processos avaliativos a que foi submetido:

  • M1 – proveniente do resultado      das avaliações realizadas no 1º bimestre terá peso 1(um)
  • M2 – proveniente do resultado      das avaliações realizadas no 2º bimestre, entre elas uma avaliação      integrada, terá peso 2 (dois)

Composição da M2

 

M2 = (ND x 0,70) + (NI x 0,30), onde:

 

(ND) Nota da Disciplina – Avaliação do professor – 0 à 10 x 70% (utilizando os instrumentos de avaliação)  

(NI)  Nota da  avaliação integrada – 0 à 10 x 30% 

  • MS – Média proveniente da      média ponderada entre M1 e M2, conforme cálculo:

                        

MS = (M1 + 2 * M2) / 3

 

Nota superior ou igual a 5,0: considerar-se-á o aluno aprovado.

Nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0: o aluno realizará prova de recuperação.

Nota inferior a 3,0: considerar-se-á o aluno reprovado.



Regime de Oferecimento

Semestral, seriado e presencial.



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed., São Paulo: Atlas, 2012. http://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522478392 Virtual Básica
PEREIRA, José Matias. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. 3.ed., São Paulo: Atlas, 2012. http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477302 Virtual Básica
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed., São Paulo: Cortez, 2008-2014. Físico Básica
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 7.ed., São Paulo: Atlas, 2012. Físico Complementar
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2012. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522484959 Virtual Complementar
PRADO, Fernando Leme do. Metodologia de Projetos. São Paulo: Saraiva, 2011. http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502133297 Virtual Complementar
RAMOS, Albenides. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2009. http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522465989 Virtual Complementar
BASTOS, Lilia da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 6.ed., Rio de Janeiro: LTC, 2012. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso João André Tavares Fernandes
Data 20/04/2024