Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 4 581 - SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Disciplina 8216 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Carga Horária Total 68 h


Ementa

Conceituação de Comunicação. Definições de Comunicação Organizacional. Estudo das múltiplas formas e características da comunicação em contextos organizacionais. Construção de habilidades de comunicação oral e escrita.



Objetivos da Disciplina

Gerais: Conhecer o conceito, definições e formatos da comunicação. Conhecer as características essenciais da comunicação organizacional. Compreender o papel da comunicação nas organizações.

 

Específicos: Aprimorar habilidades de comunicação escrita e oral: conhecer e elaborar textos e apresentações orais adequados à norma culta da Língua Portuguesa e às necessidades da comunicação organizacional. Aplicar os conceitos estudados à prática organizacional: elaborar e implementar peças de comunicação adequadas a situações e públicos específicos.



Conteúdo Programático
1)

Apresentação do Plano de Ensino

Definições e conceitos de Comunicação

Objetivo: Introduzir os conceitos iniciais da disciplina.

Desenvolvimento: Conceito de comunicação. História e importância da comunicação para a Humanidade. O processo da comunicação (esquema). Meios de comunicação.

2)

Comunicação: teorias, tipos, formatos

Objetivo: Apresentar as teorias da comunicação mais importantes. Descrever os diversos tipos e formatos assumidos pela comunicação em diferentes situações.

Desenvolvimento: Principais teorias da comunicação. Tipos de comunicação: formal, informal; interpessoal direta e indireta; outros. Formatos assumidos pela comunicação em diferentes contextos e situações.

3)

Comunicação nas organizações

Objetivo: Descrever como se dá a comunicação nos contextos e situações organizacionais típicos. Conhecer o conceito de públicos (stakeholders) de uma empresa.

Desenvolvimento: Os diversos públicos de uma organização (internos e externos). Fluxo da comunicação organizacional (a partir de organograma e hierarquia). Comunicação interpessoal na empresa (relacionamento), oral e escrita. Comunicação funcional na empresa: formulários e correspondência.

4)

Comunicação organizacional: interpessoal

Objetivo: discutir as situações de comunicação interpessoal na empresa.

Desenvolvimento: Situações típicas de comunicação oral interpessoal no ambiente de trabalho. Formas de tratamento e vocabulário adequado. Linguagem não-verbal: gestos e posturas corporais. Variação linguística.

5)

Comunicação organizacional escrita: funcional 1

Objetivo: conhecer os principais tipos de comunicações funcionais dentro das organizações (industriais, comerciais e de serviços).

Desenvolvimento: A comunicação funcional e sua importância para o sucesso da empresa. Formulários: registro de atendimento, orçamento, pedido, ordem de serviço, ordem de produção, ficha técnica, ordem de expedição, solicitação de pagamento, fatura, recibo, quitação.

6)

Comunicação organizacional escrita: funcional 2

Objetivo: praticar os principais tipos de comunicações funcionais dentro das organizações (industriais, comerciais e de serviços).

Desenvolvimento: Exercícios de produção de formulários em grupo.

7)

Comunicação organizacional escrita: interpessoal 1

Objetivo: conhecer as principais formas de comunicação interpessoal escrita no ambiente organizacional.

Desenvolvimento: O texto formal: vocabulário, jargão e norma culta da língua portuguesa. Principais formatos de comunicação interpessoal interna: memorando, circular, solicitações diversas, relatório. Formas de circulação da comunicação interna: suporte eletrônico e suporte físico. Coesão e coerência textual.

8)

Comunicação organizacional escrita: interpessoal 2

Objetivo: praticar as principais formas de comunicação interpessoal escrita no ambiente organizacional.

Desenvolvimento: Exercícios de produção individual de textos de comunicação interna interpessoal escrita. Exercícios de coesão e coerência textual.

9)

Avaliação Institucional M1

 

Prova escrita individual.

 

10)

Comunicação organizacional oral: falando em público no ambiente da empresa

Objetivo: Conhecer a principais formas de apresentações orais na empresa.

Desenvolvimento: Retomada dos princípios discutidos na Aula 4, com ênfase nas comunicações orais formais. Apresentação de vídeos com exemplos de apresentações orais. Discussão sobre os erros e acertos dos vídeos assistidos.

11)

Comunicação organizacional oral: apresentações para clientes e outros públicos

Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre formas de apresentação oral, com ênfase no relacionamento com clientes e outros públicos externos.

Desenvolvimento: Planejamento da apresentação. Pesquisa de informações. Produção de materiais de apoio.

 

12)

Comunicação organizacional oral: exercícios de apresentação 1

Objetivo: Oferecer aos alunos a oportunidade de realização de treinamento de apresentações orais.

Desenvolvimento: Realização de exercícios individuais e em grupo de apresentações orais, em ambiente seguro e controlado, de forma que os alunos sintam-se à vontade para participar.

13)

Comunicação organizacional oral: exercícios de apresentação 2

Objetivo: Oferecer aos alunos a oportunidade de realização de treinamento de apresentações orais.

Desenvolvimento: Apresentação oral do trabalho de pesquisa realizado em grupo (também como parte da avaliação M2).

14)

Atividade interdisciplinar 1

Objetivo: Desenvolver atividade de pesquisa e redação em conjunto com a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Desenvolvimento: realização de atividade de pesquisa (visita técnica ou pesquisa de campo) e redação de relatório, de forma a permitir que o aluno vivencie a interdisciplinaridade.

15)

Atividade interdisciplinar 2

Objetivo: Desenvolver atividade de pesquisa e redação em conjunto com a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Desenvolvimento: realização de atividade de pesquisa (visita técnica ou pesquisa de campo) e redação de relatório, de forma a permitir que o aluno vivencie a interdisciplinaridade.

16)

Comunicação escrita avançada 1

Objetivo: Retomar a produção de peças de comunicação interpessoal na empresa.

Desenvolvimento: Levantamento de informações. Organização de ideias. Planejamento de diferentes tipos de textos. Organização do parágrafo e do texto dissertativo.

17)

Comunicação escrita avançada 2

Objetivo: Praticar a produção de textos típicos de comunicação organizacional, com ênfase em cartas comerciais, memorandos, circulares e comunicados diversos.

Desenvolvimento: Exercícios de escrita individuais, com base em pesquisas prévias realizadas pelos alunos.

18)

Comunicação escrita avançada 3

Objetivo: Praticar a produção de textos típicos de comunicação organizacional, com ênfase em relatório e carta-resposta a solicitações de clientes.

Desenvolvimento: Exercícios de escrita individuais, com base em pesquisa prévias realizadas pelos alunos.

 

19)

Avaliação Institucional M2

 

Avaliação individual escrita.

20)

Devolutiva de avaliação.

Fechamento de notas e médias.

Atendimento a alunos.

Revisão para Avaliação Final.



Metodologia

1. Aula expositiva dialogada
2. Leitura e análise de textos (estudo dirigido)
3. Estudos de caso
4. Exercícios de apresentação oral

5. Exercícios de redação empresarial.



Forma de Avaliação da Disciplina

O desempenho do aluno será expresso em notas decorrentes dos processos avaliativos a que foi submetido:

  • M1 – proveniente do resultado      das avaliações realizadas no 1º bimestre terá peso 1(um)
  • M2 – proveniente do resultado      das avaliações realizadas no 2º bimestre, entre elas uma avaliação      integrada, terá peso 2 (dois)

Composição da M2

 

M2 = (ND x 0,70) + (NI x 0,30), onde:

 

(ND) Nota da Disciplina – Avaliação do professor – 0 à 10 x 70% (utilizando os instrumentos de avaliação)  

(NI)  Nota da  avaliação integrada – 0 à 10 x 30% 

  • MS – Média proveniente da      média ponderada entre M1 e M2, conforme cálculo:

                        

MS = (M1 + 2 * M2) / 3

 

Nota superior ou igual a 5,0: considerar-se-á o aluno aprovado.

Nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0: o aluno realizará prova de recuperação.

Nota inferior a 3,0: considerar-se-á o aluno reprovado.



Regime de Oferecimento

Semestral, seriado e presencial.



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. 14.ed., Petrópolis: Vozes, 2001. Físico Básica
GOLD, Miriam. Redação empresarial. 2.ed., São Paulo: Makron Books, 2002. Físico Básica
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. 17.ed., São Paulo: Ática, 2007. Físico Básica
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2006. Físico Complementar
MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 14.ed., São Paulo: Atlas, 2001. Físico Complementar
MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 4.ed., São Paulo: Atlas, 2005. Físico Complementar
MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3.ed., São Paulo: Saraiva, 2009. Físico Complementar
POLITO, Reinaldo. Como falar. 94.ed., São Paulo: Saraiva, 2001. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso João André Tavares Fernandes
Data 19/04/2024