Curso: |
4 581 - SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
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Disciplina |
8216 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
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Carga Horária Total |
68 h
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Ementa |
Conceituação de Comunicação. Definições de Comunicação Organizacional. Estudo das múltiplas formas e características da comunicação em contextos organizacionais. Construção de habilidades de comunicação oral e escrita.
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Objetivos da Disciplina |
Gerais: Conhecer o conceito, definições e formatos da comunicação. Conhecer as características essenciais da comunicação organizacional. Compreender o papel da comunicação nas organizações. Específicos: Aprimorar habilidades de comunicação escrita e oral: conhecer e elaborar textos e apresentações orais adequados à norma culta da Língua Portuguesa e às necessidades da comunicação organizacional. Aplicar os conceitos estudados à prática organizacional: elaborar e implementar peças de comunicação adequadas a situações e públicos específicos.
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Conteúdo Programático |
1)
Apresentação do Plano de Ensino Definições e conceitos de Comunicação Objetivo: Introduzir os conceitos iniciais da disciplina. Desenvolvimento: Conceito de comunicação. História e importância da comunicação para a Humanidade. O processo da comunicação (esquema). Meios de comunicação.
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2)
Comunicação: teorias, tipos, formatos Objetivo: Apresentar as teorias da comunicação mais importantes. Descrever os diversos tipos e formatos assumidos pela comunicação em diferentes situações. Desenvolvimento: Principais teorias da comunicação. Tipos de comunicação: formal, informal; interpessoal direta e indireta; outros. Formatos assumidos pela comunicação em diferentes contextos e situações.
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3)
Comunicação nas organizações Objetivo: Descrever como se dá a comunicação nos contextos e situações organizacionais típicos. Conhecer o conceito de públicos (stakeholders) de uma empresa. Desenvolvimento: Os diversos públicos de uma organização (internos e externos). Fluxo da comunicação organizacional (a partir de organograma e hierarquia). Comunicação interpessoal na empresa (relacionamento), oral e escrita. Comunicação funcional na empresa: formulários e correspondência.
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4)
Comunicação organizacional: interpessoal Objetivo: discutir as situações de comunicação interpessoal na empresa. Desenvolvimento: Situações típicas de comunicação oral interpessoal no ambiente de trabalho. Formas de tratamento e vocabulário adequado. Linguagem não-verbal: gestos e posturas corporais. Variação linguística.
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5)
Comunicação organizacional escrita: funcional 1 Objetivo: conhecer os principais tipos de comunicações funcionais dentro das organizações (industriais, comerciais e de serviços). Desenvolvimento: A comunicação funcional e sua importância para o sucesso da empresa. Formulários: registro de atendimento, orçamento, pedido, ordem de serviço, ordem de produção, ficha técnica, ordem de expedição, solicitação de pagamento, fatura, recibo, quitação.
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6)
Comunicação organizacional escrita: funcional 2 Objetivo: praticar os principais tipos de comunicações funcionais dentro das organizações (industriais, comerciais e de serviços). Desenvolvimento: Exercícios de produção de formulários em grupo.
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7)
Comunicação organizacional escrita: interpessoal 1 Objetivo: conhecer as principais formas de comunicação interpessoal escrita no ambiente organizacional. Desenvolvimento: O texto formal: vocabulário, jargão e norma culta da língua portuguesa. Principais formatos de comunicação interpessoal interna: memorando, circular, solicitações diversas, relatório. Formas de circulação da comunicação interna: suporte eletrônico e suporte físico. Coesão e coerência textual.
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8)
Comunicação organizacional escrita: interpessoal 2 Objetivo: praticar as principais formas de comunicação interpessoal escrita no ambiente organizacional. Desenvolvimento: Exercícios de produção individual de textos de comunicação interna interpessoal escrita. Exercícios de coesão e coerência textual.
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9)
Avaliação Institucional M1 Prova escrita individual.
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10)
Comunicação organizacional oral: falando em público no ambiente da empresa Objetivo: Conhecer a principais formas de apresentações orais na empresa. Desenvolvimento: Retomada dos princípios discutidos na Aula 4, com ênfase nas comunicações orais formais. Apresentação de vídeos com exemplos de apresentações orais. Discussão sobre os erros e acertos dos vídeos assistidos.
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11)
Comunicação organizacional oral: apresentações para clientes e outros públicos Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre formas de apresentação oral, com ênfase no relacionamento com clientes e outros públicos externos. Desenvolvimento: Planejamento da apresentação. Pesquisa de informações. Produção de materiais de apoio.
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12)
Comunicação organizacional oral: exercícios de apresentação 1 Objetivo: Oferecer aos alunos a oportunidade de realização de treinamento de apresentações orais. Desenvolvimento: Realização de exercícios individuais e em grupo de apresentações orais, em ambiente seguro e controlado, de forma que os alunos sintam-se à vontade para participar.
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13)
Comunicação organizacional oral: exercícios de apresentação 2 Objetivo: Oferecer aos alunos a oportunidade de realização de treinamento de apresentações orais. Desenvolvimento: Apresentação oral do trabalho de pesquisa realizado em grupo (também como parte da avaliação M2).
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14)
Atividade interdisciplinar 1 Objetivo: Desenvolver atividade de pesquisa e redação em conjunto com a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa. Desenvolvimento: realização de atividade de pesquisa (visita técnica ou pesquisa de campo) e redação de relatório, de forma a permitir que o aluno vivencie a interdisciplinaridade.
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15)
Atividade interdisciplinar 2 Objetivo: Desenvolver atividade de pesquisa e redação em conjunto com a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa. Desenvolvimento: realização de atividade de pesquisa (visita técnica ou pesquisa de campo) e redação de relatório, de forma a permitir que o aluno vivencie a interdisciplinaridade.
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16)
Comunicação escrita avançada 1 Objetivo: Retomar a produção de peças de comunicação interpessoal na empresa. Desenvolvimento: Levantamento de informações. Organização de ideias. Planejamento de diferentes tipos de textos. Organização do parágrafo e do texto dissertativo.
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17)
Comunicação escrita avançada 2 Objetivo: Praticar a produção de textos típicos de comunicação organizacional, com ênfase em cartas comerciais, memorandos, circulares e comunicados diversos. Desenvolvimento: Exercícios de escrita individuais, com base em pesquisas prévias realizadas pelos alunos.
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18)
Comunicação escrita avançada 3 Objetivo: Praticar a produção de textos típicos de comunicação organizacional, com ênfase em relatório e carta-resposta a solicitações de clientes. Desenvolvimento: Exercícios de escrita individuais, com base em pesquisa prévias realizadas pelos alunos.
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19)
Avaliação Institucional M2 Avaliação individual escrita.
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20)
Devolutiva de avaliação. Fechamento de notas e médias. Atendimento a alunos. Revisão para Avaliação Final.
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Metodologia |
1. Aula expositiva dialogada 2. Leitura e análise de textos (estudo dirigido) 3. Estudos de caso 4. Exercícios de apresentação oral 5. Exercícios de redação empresarial.
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Forma de Avaliação da Disciplina |
O desempenho do aluno será expresso em notas decorrentes dos processos avaliativos a que foi submetido: - M1 – proveniente do resultado das avaliações realizadas no 1º bimestre terá peso 1(um)
- M2 – proveniente do resultado das avaliações realizadas no 2º bimestre, entre elas uma avaliação integrada, terá peso 2 (dois)
Composição da M2 M2 = (ND x 0,70) + (NI x 0,30), onde: (ND) Nota da Disciplina – Avaliação do professor – 0 à 10 x 70% (utilizando os instrumentos de avaliação) (NI) Nota da avaliação integrada – 0 à 10 x 30% - MS – Média proveniente da média ponderada entre M1 e M2, conforme cálculo:
MS = (M1 + 2 * M2) / 3 Nota superior ou igual a 5,0: considerar-se-á o aluno aprovado. Nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0: o aluno realizará prova de recuperação. Nota inferior a 3,0: considerar-se-á o aluno reprovado.
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Regime de Oferecimento |
Semestral, seriado e presencial.
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Bibliografia |
Descricao |
Livro |
Classificação |
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. 14.ed., Petrópolis: Vozes, 2001. |
Físico |
Básica |
GOLD, Miriam. Redação empresarial. 2.ed., São Paulo: Makron Books, 2002. |
Físico |
Básica |
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. 17.ed., São Paulo: Ática, 2007. |
Físico |
Básica |
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2006. |
Físico |
Complementar |
MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 14.ed., São Paulo: Atlas, 2001. |
Físico |
Complementar |
MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. 4.ed., São Paulo: Atlas, 2005. |
Físico |
Complementar |
MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3.ed., São Paulo: Saraiva, 2009. |
Físico |
Complementar |
POLITO, Reinaldo. Como falar. 94.ed., São Paulo: Saraiva, 2001. |
Físico |
Complementar |
Gestor(a) do Curso |
João André Tavares Fernandes
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Data |
19/04/2024
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