Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 10196 - PSICOLOGIA DO BRINQUEDO E DO JOGO
Carga Horária Total 50 h


Ementa

A partir de uma perspectiva histórica, analisa o brinquedo e o brincar, o jogo, com destaque para o desenvolvimento do ser, no âmbito educacional e social. Estuda as múltiplas possibilidades de uso da brinquedoteca, sua tipologia, formação e organização. Destaca os múltiplos usos psicoeducacionais do brincar e do jogar nos vários contextos. Inclui a prática de ensino nesta área da Psicologia.



Objetivos da Disciplina

Analisar a importância o brinquedo,  do brincar e do jogo no desenvolvimento do ser.

Estudar as múltiplas possibilidades de uso da brinquedoteca.



Conteúdo Programático
1)

Início das atividades - referências bibliográficas. Apresentação do programa da disciplina.

2)

As diferentes formas de brincas

3)

Os brinquedos

4)

Os brinquedo/jogos e brincadeiras tradicionais.

5)

Os brinquedo/jogos e brincadeiras tradicionais.

6)

Seleção de brinquedos para a elaboração da brinquedoteqca.

7)

O fundamento da brinquedoteca. elaboração para a montagem de uma brinquedoteca.

8)

Equipe da brinquedoteca

9)

Atividades planejadas na brinquedoteca.

10)

A família na brinquedoteca

11)

Tipos diferentes de brincadeiras e de jogos recreativos.

12)

Atividades de avaliação da criança na brinquedoteca.

13)

O símbolo e o brinquedo: a representação da vida.

14)

O símbolo e o brinquedo: a representação da vida.

15)

Apresentação dos projetos de brinquedoteca

16)

Atividades de avaliação e recreação das crianças na brinquedoteca.

17)

Criação de jogos pedagógicos

18)

Recaptulação das atividades apresentadas e elaboradas no semestre

19)
20)


Metodologia

Desenvolveremos diversas metodologias: aulas expositivas, debates, pesquisas. Parte da aula será teórica e outra, atividades praticas  de ordenação e montagem de brinquedoteca.



Forma de Avaliação da Disciplina

Parte prática: Postura e compromisso ético.

Participação na discussão durante as aulas.

Assiduidade e pontualidade.

Elaboração de um projeto de brinquedoteca.

Organização e catalogação dos materiais da brinquedoteca da UMC.

A nota da parte prática, será somada a nota da M2.

Média do aluno: M1+(2xM2) /3



Regime de Oferecimento

Semanário

 

 



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
KISHIMOTO,.Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 1ª. São Paulo/ Cortez, 1996. Físico Básica
OLIVEIRA Vera Barros.(org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 1ª. Petrópolis/ Vozes, 2001. Físico Básica
GARON, D. O direito de brincar: a brinquedoteca. 1º. s/e., 1989. Físico Básica
OLIVEIRA, P. S. O que é brinquedo?. 1ª. São Paulo:Brasiliense, 1989. Físico Complementar
OLIVEIRA , P. S. Brinquedo e industria cultural. 1ª. Petrópolis: Vozes, 1986. Físico Complementar
PINTO, L. H. M. Relevância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. 1ª. Mogi das Cruzes: UMC, 1998. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 27/04/2024