Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 6919 - FILOSOFIA
Carga Horária Total 30 h


Ementa

A disciplina versa sobre a relevância da Filosofia para a sociedade contemporânea e para o exercício da profissão. Examina os fundamentos filosóficos enquanto instrumentos de reflexão e compreensão do universo no qual se inserem as atividades sociais com vistas ao desenvolvimento de uma visão crítica da realidade em sua diversidade cultural. É partícipe do estudo a evolução do pensamento humano ao longo dos tempos, incluindo a reflexão sobre as origens da filosofia, seus objetos e métodos.



Objetivos da Disciplina

Identificar os conceitos básicos da Filosofia, possibilitando a sua compreensão no contexto da realidade contemporânea. Refletir sobre a realidade social e a vida cotidiana nos âmbitos profissional e pessoal utilizando instrumentos de reflexão filosófica, criticidade e rigor metodológico. Apresentar, por meio de leituras, os principais modelos teóricos do pensamento filosófico a fim de aprender pelo pensamento a estrutura funcional e os desafios postos nas relações dos homens entre si e para com a natureza.



Conteúdo Programático
1)

UNIDADE I: Do mito ao surgimento da Filosofia

1.1 Conceitos e terminologia.

 

2)

1.2 Mito, senso comum, conhecimento popular e esclarecimento (razão).

 

3)

1.3 Consciência crítica e conhecimento científico.

 

4)

1.4 Principais períodos e escolas.

5)

UNIDADE II. Teoria Essencialista (a essência precede a existência)

2.1 Filosofia como metafísica.

 

6)

2.2 Verdade e Conhecimento.

 

7)

2.3 Formação do homem grego (Polis, Cidade e Estado).

 

8)

2.4 Razão e fé como fundamentos para o agir ético-moral.

9)

Avaliação Institucional M1

10)

UNIDADE III. Teoria Naturalista (a existência precede a essência)

3.1 Sobre a condição humana (humanismo).

 

11)

3.2 Modo científico de pensar.

 

12)

3.3 O projeto iluminista da modernidade.

13)

UNIDADE IV. Teoria Dialética

4.1 O modo dialético de pensar.

 

14)

4.2 Natureza e cultura.

 

15)

4.3 Ideologia, alienação e consciência de classe.

 

16)

4.4 A vida política (política contra a servidão voluntária).

17)

UNIDADE V. Crise da Ciência e Pós-Modernidade

5.1 Atitude reflexiva, analise e crítica do cotidiano.

 

18)

Avaliação Institucional M2

19)

5.2 Contribuições da filosofia para o entendimento das questões contemporâneas.

 

20)

5.3 Poder, liberdade e justiça.



Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, análise de textos, estudo dirigido, pesquisa temática e seminários de pesquisa.



Forma de Avaliação da Disciplina

A avaliação do desempenho é realizada de forma contínua a fim de diagnosticar o desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio dos seguintes instrumentos em conformidade com as instruções normativas da IES:

 

Média Bimestral M1 = [Instrumentos diversos – 0-3 + Prova dissertativa – 0-7)]

Média Bimestral M2 = [Instrumentos diversos – 0-10 (x0,7) + Prova Integrada – 0-10 (x0,3)]

Média Final = (M1 x 2M2)/3



Regime de Oferecimento

Semestral / Presencial



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
ARANHA, M. L. A. Filosofando. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2008. Físico Básica
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 1.ed. São Paulo: Atica, 2005. Físico Básica
GHIRALDELLI JR. P. Introdução à Filosofia. 1.ed. Barueri-SP: Manole, 2003. Físico Básica
ARANHA, M. L. A. Temas de filosofia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2005. Físico Complementar
CABALLERO, Alexandre. A filosofia através dos textos. 1.ed. São Paulo: Cultrix, 2006. Físico Complementar
PRADO JUNIOR, Caio. O que é filosofia. 1.ed. São Paulo: Brasiliense, 2008. Físico Complementar
SAUNDERS, Clare (org.). Como estudar filosofia: guia prática para estudantes. Porto Alegre, RS.: Artmed, 2009. Virtual Complementar
BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Porto Alegre, RS.: Artmed, 2009. Virtual Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 05/05/2024