Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 7304 - PSICOLOGIA NA APRENDIZAGEM ACADÊMICA
Carga Horária Total 30 h


Ementa

Descreve a área de atuação do Psicólogo Escolar e enfoca o conceito de aprendizagem, variáveis que influem na aprendizagem de comportamentos acadêmicos e pró-sociais.



Objetivos da Disciplina

Conceituar a área de atuação do Psicólogo Escolar.

Planejar as condições de ensino, considerando as necessidades dos aprendizes.

Promover as relações inter-pessoais em Instituição Escolar.



Conteúdo Programático
1)

UNIDADE I - A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.

   

    Breve Histórico.

    Áreas de atuação do Psicólogo Escolar/Educacional

2)

UNIDADE I. A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.

    

    Áreas de atuação do Psicólogo Escolar/Educacional 

    Fatores externos e internos na aprendizagem escolar.

 

3)

UNIDADE I . A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.

 

      Fatores externos e internos na aprendizagem escolar.

4)

 UNIDADE I. A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.

       

      A Aprendizagem como processo sistemático e intencional.

5)

UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO.

     

     Levantamento de Necessidades.

6)

UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO

   

   A coleta de dados institucional

   A coleta de dados da população

7)

UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO.

 

    A família e a aprendizagem formal

8)

UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO.

   

    A família e a aprendizagem formal

9)

  

    A família e a aprendizagem formal

    Elaboração de um plano de ensino.

 

10)

UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.

   

   Afetividade do professor e criação de um ambiente de ensino-aprendizagem.

11)

 UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA  ESCOLA.

  

     Afetividade do professor e criação de um ambiente de ensino- aprendizagem.

12)

UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.

 

     Variáveis que facilitam e dificultam o ensino- aprendizagem.

13)

UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA

 

   A família e a aprendizagem formal

 

14)

RELAÇÔES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.

 

   A família e a aprendizagem formal

  

15)

A Motivação intrínseca e extrínseca

16)

A Motivação intrínseca e extrínseca

17)

Estudo de Casos/ Situações ligados à Aprendizagem e o Planejamento de Ensino.

18)

Estudo de Casos/ Situações ligados à Aprendizagem e o Planejamento de Ensino.

19)
20)


Metodologia

Aulas expositivas, uso de material audiovisual; artigos; discussões em grupos sobre os temas estudados; realização de atividades; estudo de casos; vivências.



Forma de Avaliação da Disciplina

Avaliação Discursiva.

Atividades em sala de aula

Avaliação Objetiva.

Avaliação Interdisciplinar = três pontos



Regime de Oferecimento

Seriado/ Semestral/ Presencial



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
CARRAHER, T. N.(org.). Aprender pensando. 1a.ed. Petrópolis/Vozes, 1998. Físico Básica
JOSÉ, E.A; COELHO, M.T. Problemas de Aprendizagem. 1a.ed. S.Paulo/ Ática, 2000. Físico Básica
FALCÃO,G.M. Psicologia da Aprendizagem. 1a.ed. S.Paulo/Ática, 1995. Físico Básica
GARCIA, J.N. Manual de dificuldades de aprendizagem. 1a.ed. Porto Alegre/Artes Médicas, 1998. Físico Complementar
PLACCO, V.M.N.S.(org.). Psicologia e Educação: revendo constituições. 1a.ed. S.Paulo/ EDUC, 2000. Físico Complementar
CASSINS, A. M. CRP/PR. Manual de Psicologia Escolar/Educacional. 21a. ed. Curitiba/Gráfica e Editora, 2007. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 05/05/2024