Descreve a área de atuação do Psicólogo Escolar e enfoca o conceito de aprendizagem, variáveis que influem na aprendizagem de comportamentos acadêmicos e pró-sociais.
Objetivos da Disciplina
Conceituar a área de atuação do Psicólogo Escolar.
Planejar as condições de ensino, considerando as necessidades dos aprendizes.
Promover as relações inter-pessoais em Instituição Escolar.
Conteúdo Programático
1)
UNIDADE I - A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.
Breve Histórico.
Áreas de atuação do Psicólogo Escolar/Educacional
2)
UNIDADE I. A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.
Áreas de atuação do Psicólogo Escolar/Educacional
Fatores externos e internos na aprendizagem escolar.
3)
UNIDADE I . A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.
Fatores externos e internos na aprendizagem escolar.
4)
UNIDADE I. A trajetória da aprendizagem e o planejamento de ensino.
A Aprendizagem como processo sistemático e intencional.
5)
UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO.
Levantamento de Necessidades.
6)
UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO
A coleta de dados institucional
A coleta de dados da população
7)
UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO.
A família e a aprendizagem formal
8)
UNIDADE II. PLANEJAMENTO DE ENSINO.
A família e a aprendizagem formal
9)
A família e a aprendizagem formal
Elaboração de um plano de ensino.
10)
UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.
Afetividade do professor e criação de um ambiente de ensino-aprendizagem.
11)
UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.
Afetividade do professor e criação de um ambiente de ensino- aprendizagem.
12)
UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.
Variáveis que facilitam e dificultam o ensino- aprendizagem.
13)
UNIDADE III. RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA
A família e a aprendizagem formal
14)
RELAÇÔES INTERPESSOAIS NA ESCOLA.
A família e a aprendizagem formal
15)
A Motivação intrínseca e extrínseca
16)
A Motivação intrínseca e extrínseca
17)
Estudo de Casos/ Situações ligados à Aprendizagem e o Planejamento de Ensino.
18)
Estudo de Casos/ Situações ligados à Aprendizagem e o Planejamento de Ensino.
19)
20)
Metodologia
Aulas expositivas, uso de material audiovisual; artigos; discussões em grupos sobre os temas estudados; realização de atividades; estudo de casos; vivências.
Forma de Avaliação da Disciplina
Avaliação Discursiva.
Atividades em sala de aula
Avaliação Objetiva.
Avaliação Interdisciplinar = três pontos
Regime de Oferecimento
Seriado/ Semestral/ Presencial
Bibliografia
Descricao
Livro
Classificação
CARRAHER, T. N.(org.). Aprender pensando. 1a.ed. Petrópolis/Vozes, 1998.