Curso: |
6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
|
Disciplina |
7305 - PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA
|
Carga Horária Total |
30 h
|
Ementa |
A partir de uma perspectiva histórica enfoca as bases filosóficas, epistemológicas e conceituais das abordagens Analítico Comportamental e Comportamental-Cognitivista em Psicologia, indicando suas áreas de atuação, conceitos, fenômenos, processos, princípios e outros aspectos característicos de referencial comportamentalista e comportamental-cognitivista.
|
Objetivos da Disciplina |
Conhecer os fundamentos epistemológicos da Psicologia Comportamental Cognitivista; discorrer sobre a história da Psicologia Comportamental Cognitivista, inclusive no Brasil; dominar os conceitos básicos, que fundamentarão as aplicações práticas desta abordagem; ler e interpretar textos científicos; descrever e analisar relações entre contextos e processos comprtamentais.
|
Conteúdo Programático |
1)
Apresentação do plano de ensino. Critérios de avaliação.
|
2)
BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PCC Racionalismo e Empirismo e fundamentos epistemológicos.
|
3)
BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PCC Behaviorismo Metodológico e Radical
|
4)
BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PCC História, Bases Conceituais e Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental
|
5)
APRENDIZAGEN RESPONDENTE Comportamento Respondente e leis do reflexo. Exercícios.
|
6)
APRENDIZAGEN RESPONDENTE Condicionamento Respondente. Extinção respondente. Generalização respondente. Recuperação espontânea.
|
7)
Avaliação Institucional M1.
|
8)
Apresentação das notas e feed-back.
|
9)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Comportamento Operante e Contingencia comportamental. Exercícios.
|
10)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores. Cuidados na utilização de reforços positivos. Exercícios.
|
11)
PRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores. Cuidados na utilização de reforços positivos. Exercícios.
|
12)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores. Reforçamento Diferencial e Modelagem. Estudo de casos.
|
13)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores Reforçamento Diferencial e Modelagem. Estudo de casos.
|
14)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Instalação do comportamento verbal. Tato.
|
15)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Esquemas de Reforçamento Contínuo (CRF) Esquemas de Reforçamento Intermitente (FR,VR, FI e IV) Exercícios.
|
16)
Avaliação Institucional M2
|
17)
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Esquemas de Reforçamento Contínuo (CRF) Esquemas de Reforçamento Intermitente (FR,VR, FI e IV) Exercícios.
|
18)
PRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO Esquemas de Reforçamento Intermitente e resistência à extinção. Exercícios.
|
19)
Revisão para recuperação.
|
20)
Recuperação.
|
Metodologia |
A Disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas dialógicas. Estudo dirigido. Discussão em pequenos grupos. Estudos de casos.
|
Forma de Avaliação da Disciplina |
O aluno será avaliado considerando: Uma avaliação M1, individual, que valerá nota entre 0 e 10. Uma avaliação M2, individual, que valerá nota entre 0 e 8. Atividades realizadas em grupo, em sala de aula, valerão nota entre 0 e 2 que completará a nota de M2. Avaliação Interdisciplinar (3.0). De acordo com a Instrução Normativa (UMC 002/2010) Obs.: Média Semestral = M1+(2xM2)
|
Regime de Oferecimento |
Seriado/Semestral/Presencial
|
Bibliografia |
Descricao |
Livro |
Classificação |
BAUM, William M. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. 1.ed. São Paulo: Arte, 1999. |
Virtual |
Básica |
FALCONE, Eliane Mary de Oliveira; OLIVEIRA, Margareth da Silva. Terapia Cognitivo-Comportamental (Coleção psicoterapias cognitvo-comportamentais). 1.ed./Vol.1. Sáo Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. 1ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
Físico |
Básica |
MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. 1ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
Virtual |
Básica |
BANACO, Roberto(org.) Sobre comportamento e cognição. 2 ed. vol.1.; Santo Andre: ARBytes, 1999 |
Físico |
Complementar |
HOLLAND, James Gordon; , SKINNER, Burrhus. Frederic. Análise do comportamento. 1.ed. São Paulo: EPU/EDUSP, 1975. |
Físico |
Complementar |
RANGÉ, Bernard. Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. 1.ed. Campinas: Psy, 1995. |
Físico |
Complementar |
SIDMAN, Murray. Coerção e suas implicações. São Paulo: Editorial Psy, 1995. |
Físico |
Complementar |
RANGÈ, Bernard. Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. 1.ed. Campinas: Psy, 1995. |
Físico |
Complementar |
Gestor(a) do Curso |
ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
|
Data |
05/05/2024
|
|
|