Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 7305 - PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA
Carga Horária Total 30 h


Ementa

A partir de uma perspectiva histórica enfoca as bases filosóficas, epistemológicas e conceituais das abordagens Analítico Comportamental e Comportamental-Cognitivista em Psicologia, indicando suas áreas de atuação, conceitos, fenômenos, processos, princípios e outros aspectos característicos de referencial comportamentalista e  comportamental-cognitivista.



Objetivos da Disciplina

Conhecer os fundamentos epistemológicos da Psicologia Comportamental Cognitivista; discorrer sobre a história da Psicologia Comportamental Cognitivista, inclusive no Brasil; dominar os conceitos básicos, que fundamentarão as aplicações práticas desta abordagem; ler e interpretar textos científicos; descrever e analisar relações entre contextos e processos comprtamentais.



Conteúdo Programático
1)

Apresentação do plano de ensino. 

Critérios de avaliação.

2)

BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PCC

Racionalismo e Empirismo e fundamentos epistemológicos.

3)

BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PCC

Behaviorismo Metodológico e Radical

4)

BASES FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PCC

História, Bases Conceituais e Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental

5)

APRENDIZAGEN RESPONDENTE

Comportamento Respondente e leis do reflexo. Exercícios.

 

6)

APRENDIZAGEN RESPONDENTE

Condicionamento Respondente. Extinção respondente. Generalização respondente. Recuperação espontânea.

 

7)

Avaliação Institucional M1.

8)

 Apresentação das notas e feed-back.  

 

 

 

9)

 

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Comportamento Operante e Contingencia comportamental. Exercícios.

10)

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores. Cuidados na utilização de reforços positivos. Exercícios.

11)

PRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores. Cuidados na utilização de reforços positivos. Exercícios.

12)

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores.

Reforçamento Diferencial e Modelagem. Estudo de casos.

13)

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Reforçamento Positivo e Tipos de Reforçadores

Reforçamento Diferencial e Modelagem. Estudo de casos.

14)

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Instalação do comportamento verbal. Tato.

15)

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Esquemas de Reforçamento Contínuo (CRF)

Esquemas de Reforçamento Intermitente (FR,VR, FI e IV)

Exercícios.

16)

Avaliação Institucional M2

 

17)

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Esquemas de Reforçamento Contínuo (CRF)

Esquemas de Reforçamento Intermitente (FR,VR, FI e IV)

Exercícios.

 

18)

 

PRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O  REFORÇO

Esquemas de Reforçamento Intermitente e resistência à extinção.

Exercícios.

19)

Revisão para recuperação.

20)

Recuperação.



Metodologia

A Disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas dialógicas. Estudo dirigido.  Discussão em pequenos grupos. Estudos de casos. 



Forma de Avaliação da Disciplina

O aluno será avaliado considerando: 

Uma avaliação M1, individual,  que valerá nota entre 0 e 10.

Uma avaliação M2, individual,  que valerá nota entre 0 e 8.

Atividades realizadas em grupo, em sala de aula,  valerão nota entre 0 e 2 que completará a nota de  M2.

 

Avaliação Interdisciplinar (3.0). De acordo com a Instrução Normativa (UMC 002/2010)

 

Obs.: Média Semestral = M1+(2xM2)

 



Regime de Oferecimento

Seriado/Semestral/Presencial



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
BAUM, William M. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. 1.ed. São Paulo: Arte, 1999. Virtual Básica
FALCONE, Eliane Mary de Oliveira; OLIVEIRA, Margareth da Silva. Terapia Cognitivo-Comportamental (Coleção psicoterapias cognitvo-comportamentais). 1.ed./Vol.1. Sáo Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. 1ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Físico Básica
MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. 1ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Virtual Básica
BANACO, Roberto(org.) Sobre comportamento e cognição. 2 ed. vol.1.; Santo Andre: ARBytes, 1999 Físico Complementar
HOLLAND, James Gordon; , SKINNER, Burrhus. Frederic. Análise do comportamento. 1.ed. São Paulo: EPU/EDUSP, 1975. Físico Complementar
RANGÉ, Bernard. Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. 1.ed. Campinas: Psy, 1995. Físico Complementar
SIDMAN, Murray. Coerção e suas implicações. São Paulo: Editorial Psy, 1995. Físico Complementar
RANGÈ, Bernard. Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. 1.ed. Campinas: Psy, 1995. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 05/05/2024