Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 7307 - PSICOLOGIA PSICODINÂMICA: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA
Carga Horária Total 30 h


Ementa

A partir de uma perspectiva histórica enfoca as bases filosóficas, epistemológicas e conceituais das abordagens Psicodinâmicas em Psicologia, indicando suas áreas de aplicação, conceitos, fenômenos, processos, princípios e outros aspectos característicos do referencial psicodinâmico.



Objetivos da Disciplina

Localizar as diferentes teorias no contexto histórico. Conhecer os principais conceitos de cada teoria, bem como seus desdobramentos nas diferentes práticas do psicólogo, podendo discriminar  as diferentes abordagens teóricas, seus alcances enquanto instrumento, efeito e limites.



Conteúdo Programático
1)

Apresentação do plano de ensino

Orientações Gerais

Conceitos iniciais

2)

Unidade I - Contextualização histórica e fundamentos

 

A pré-história da psicanálise

3)

A pré-história da psicanálise

4)

Unidade II - Freud e a Psicanálise

A descoberta do inconsciente

5)

O aparelho psíquico

6)

Desenvolvimento psicossexual

7)

Desenvolvimento psicossexual

8)

Psicopatologia

9)

Avaliação Institucional M1

10)

A técnica

11)

Unidade III - A teoria Analítica de C.G.Jung

Contextualização histórica

12)

Conceitos fundamentais

13)

Conceitos fundamentais

14)

Processos de individuação

15)

Unidade IV - Reich e a psicologia do corpo

Contextualização histórica

 

 

 

16)

Os fundamentos da teoria econômica sexual

17)

Os conceitos básicos

18)

Avaliação Institucional M2

19)

Os trabalhos corporais atuais

20)

Os trabalhos corporais atuais



Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas; leitura dirigida; discussão de textos em pequenos grupos e seminários.



Forma de Avaliação da Disciplina

Instrumento 1 - Prova Discursiva

Instrumento 2 - Seminário

Instrumento 3 - Avaliação Interdisciplinar

Instrumento 4 - Prova Dissertativa

 

O desempenho do aluno será expresso em notas decorrentes dos processos avaliativos a que foi submetido:

- I. M1 - proveniente do resultado das avaliações realizadas no primeiro bimestre terá peso 1 (um)

- II. M2 - proveniente do resultado das avaliações realizadas no segundo bimestre, entre elas uma avaliação integrada, terá peso 2 (dois);

- III. Composição da M2

- M2 = (ND x 0,70) + (NI x 0,30), onde:

- (ND) Nota da disciplina - avaliação do professor - (0 a 10) x 70% (utilizando os instrumentos de avaliação)

- (NI) Nota da Integrada - (0 a 10) x 30%, conforme Instrução Normativa (IN UMC 002/2010)

- III. MS - Média proveniente da média ponderada entre M1 e M2, conforme cálculo:

 

MS=(M1 + 2*M2)/3 

 



Regime de Oferecimento

Semestral e presencial



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
MARX, M.H.; HELLIX, W.A. Sistema e Teorias em Psicologia. 1ed. São Paulo: Cultrix, 1995. Físico Básica
JUNG, C.G. Psicologia do Inconsciente. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1978. Físico Básica
FREUD, S. EdiçãO Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. 6 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Físico Básica
FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. 1 ed. São Paulo: Harper, 1976. Físico Complementar
REICH, W. Análise de caráter. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998 Físico Complementar
HERMANN, F. O que é Psicanálise? 1ed. São Paulo: Psique, 1999. Físico Complementar
SPITZ, R. O primeiro ano de vida. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993 Físico Complementar
BRENNER, C. Noções Básicas de Psicanálise. 5 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 05/05/2024