Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 7309 - LÍNGUA PORTUGUESA E O DISCURSO PSICOLÓGICO
Carga Horária Total 30 h


Ementa

Estratégias para leitura e interpretação de textos científicos da Psicologia em contraste com textos argumentativos e a produção de artigos de opinião. Análise e redação de intertextos científicos com ênfase na assimilação do discurso do outro e nos aspectos formais da língua portuguesa refletida nos vários tipos de produção textual em Psicologia.



Objetivos da Disciplina

Ler e produzir textos argumentativos e científicos, cujo domínio é necessário, tanto às atividades acadêmicas quanto profissionais. Levantar informações bibliográficas em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas por meios convencionais e eletrònicos. Fazer a análise da produção científica e a produzir na área. Produzir textos coesos e coerentes. Empregar a norma culta em textos característicos da área da Psicologia.



Conteúdo Programático
1)

UNIDADE I - COMUNICAÇÃO

Língua falada e língua escrita

2)

Níveis de linguagem (língua culta padrão, língua coloquial ou comum, língua grupal - a linguagem técnica)

3)

UNIDADE II - O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO

A redação ( conceitos e qualidades)

4)

Estrutura do parágrafo

Encadeamento dos parágrafos

5)

O parágrafo descritivo

6)

O parágrafo narrativo

7)

O parágrafo dissertativo

Tipos de dissertação

8)

Características do texto dissertativo argumentativo

Questão controversa

Tipos de argumentos

9)

Redação acadêmica

Características do texto científico

10)

Caracterísitcas da linguagem científica

Análise de textos científicos na perspectiva de identificação de seus elementos constituintes

11)

UNIDADE III - LEITURA

Leitura, compreensão e interpretação textual

Importância da leitura e da escrita

12)

Procedimentos para uma boa leitura e escrita

 

13)

Identificação dos elementos essenciais de um texto

14)

UNIDADE IV - CORREÇÃO TEXTUAL E GRAMATICAL

Sinais de pontuação

15)

Emprego da crase

16)

Polissemia e homonímia

17)

Uso dos operadores discursivos (marcadores textuais)

18)

A nova ortografia

19)
20)


Metodologia

Aula expositiva; análise de textos científicos e argumentativos; estudo dirigido; exercícios estruturais.



Forma de Avaliação da Disciplina

Instrumento 1 - Prova - leitura, análise e interpretação de um texto (0-5)

Instrumento 2 - Produção de texto - artigo de opinião (0-5)

Instrumento 3 - Avaliação Interdisciplinar (0-3)

Instrumento 4 - Produção escrita - Análise de texto científico (0-7)



Regime de Oferecimento

Semestral



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
BLINKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 20.ed. São Paulo: Ática, 2001. Físico Básica
CITELLI, Adilson. Técnicas de comunicação escrita. 16.ed. São Paulo: Ática, 2007. Físico Básica
PARRA FILHO, Domingos & SANTOS, João A. Monografia, teses, dissertações. 10.ed. São Paulo: Futura, 2004. Físico Básica
BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as ideias. 9.ed. São Paulo: Ática, 2009. Físico Complementar
KOCH, Ingedore V. A coesão textual. 20.ed. São Paulo: Contexto, 2005. Físico Complementar
SECAF, Victoria. Artigo científico: do desafio à conquista. 3.ed. São Paulo: Green Forest do Brasil, 2004. Físico Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 04/05/2024