Pró-Reitoria Acadêmica

Plano de Ensino de 2024
1º semestre

Curso: 6 136 - PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO
Disciplina 7444 - LÍNGUA PORTUGUESA
Carga Horária Total 60 h


Ementa

A disciplina de Língua Portuguesa dispõe sobre ao uso da linguagem e seus registros linguísticos, reconhecimento e produção de gêneros textuais, estratégias de leitura enfocando a compreensão e análise crítica, aspectos de coesão e coerência, além de tratar conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento dessas atividades e a aplicação das normas da língua portuguesa.



Objetivos da Disciplina

Desenvolver competências e habilidades para que o discente, por meio de subsídios teóricos e atividades práticas, reconheça os diversos tipos de textos. Estabelecer as relações entre texto e contexto de produção. Perceber as diferenças entre diversos gêneros acadêmicos e profissionais de sua área específica. Reconhecer e utilizar os recursos de produção. Produzir textos coesos e coerentes. Empregar a norma culta.



Conteúdo Programático
1)

 

UNIDADE I - LÍNGUA E LINGUAGEM

 

1.1 – Conceito de língua.

1.1.1 – Língua culta e língua coloquial – registros linguísticos.

 

2)

 

1.2 – Conceito de linguagem.

1.3 – Níveis de linguagem – denotação e conotação.

3)

UNIDADE II – GÊNEROS DO DISCURSO E CONTEXTO DE PRODUÇÃO

 

 

2.1 –  Definição de gênero e sua evolução.

2.2 –  Reconhecimento de alguns gêneros do discurso.

 

 

4)

 

2.3 –  O texto e seu contexto de produção.

2.4 –  Reconhecimento dos elementos que constituem o contexto de produção.

2.5 – Análise de textos na perspectiva dos conceitos de gêneros do discurso e contexto de produção.

 

5)

UNIDADE III – LEITURA

 

 

3.1 – Elementos paratextuais, textuais e discursivos do texto.

3.2 – Procedimentos de leitura.

 

6)

 

3.2.1 – Como ler um texto.

3.2.2 – Como ler nas entrelinhas.

3.3 – Compreensão e interpretação de diferentes textos.

7)

 

UNIDADE IV – PRODUÇÃO TEXTUAL

 

4.1 – Discurso e texto (conceitos).

4.1.1 – A relação entre discurso e texto.

 

8)

 

Avaliação - M1

 

 

 

9)

 

4.2 – Redação: espécies redacionais.

4.3 -  Estrutura e encadeamento dos parágrafos.

4.4 – Mecanismos de coesão e coerência textuais.

 

10)

 

UNIDADE V – GÊNEROS DISCURSIVOS METATEXTUAIS: RESUMO E RESENHA CRÍTICA

 

5.1 – Resumo.

5.1.1 – Procedimentos de sumarização.

5.1.2 – Marcas linguístico-discursivas.

 

11)

 

5.2 – Resenha.

5.2.1 – Plano global da resenha crítica.

 

 

 

12)

 

5.2.2 – Marcas linguístico-discursivas.

 

13)

 

5.2.3 – As pessoas do discurso.

 

14)

 

5.2.4 – Construção do posicionamento crítico (avaliação e justificativas).

 

15)

 

UNIDADE VI – CORREÇÃO GRAMATICAL

 

 

6.1 – Algumas dificuldades gramaticais (uso do porque e variantes, onde - aonde e donde, emprego dos pronomes demonstrativos, mas e mais).

 

 

16)

 

6.2 – O emprego da crase.

 

17)

 

6.3 - Casos práticos de sintaxe de concordância e regência (nominal e verbal).

6.4 – Colocação pronominal.

18)

 

 

Avaliação - M2

19)

 

6.5 – Adequação vocabular.

20)

 

6.2. A nova ortografia

 



Metodologia

Aulas expositivas dialogadas, fixação por meio de exercícios objetivando o reconhecimento, desenvolvimento, análise e produção de textos coesos e coerentes.



Forma de Avaliação da Disciplina

A avaliação do desempenho é realizada de forma contínua a fim de diagnosticar o desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio dos seguintes instrumentos:

 

M1

1. Avaliação Objetiva - (8.0)

2. Avaliação discursiva - (2.0)

 

M2

1.  Produção Escrita + Seminário Acadêmico -  (7.0)

2. Avaliação Interdisciplinar  (3.0). De acordo com a Instrução Normativa (UMC 002/2010)

 

Obs.: Média Semestral = M1+(2xM2)

                                                      3



Regime de Oferecimento

Semestral/Presencial



Bibliografia
Descricao Livro Classificação
BLINKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. 26.ed. São Paulo: Atlas, 2012. Físico Básica
DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais & Ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Físico Básica
ALVES, Adriano. Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos. São PAulo: Método, 2014. Virtual Básica
BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar as ideias. 9.ed. São Paulo: Ática, 2009. Físico Complementar
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELI, Lilia. Resenha. 6.ed. São Paulo: Parábola, 2009. Físico Complementar
MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produçãoo de textos. 3.ed. São Paulo:Saraiva, 2009. Virtual Complementar
MEDEIROS, João Bosco; GOBBES, Adilson. Dicionário de erros correntes da língua portuguesa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009. Virtual Complementar
DIDIO, Lucie. Leitura e produção de textos: comunicar melhor, pensar melhor, ler melhor, escrever melhor. São Paulo: Atlas, 2013. Virtual Complementar


Gestor(a) do Curso ANA CRISTINA GOMES TEIXEIRA ARZABE
Data 05/05/2024